sábado, 5 de maio de 2012

OXUM, A RAINHA DA BELEZA


Oxum é sincretizada com diversas Nossas Senhoras ao longo do Brasil. Oxum manifesta uma delicadeza e juventude rara em outros Orixás femininos. Responsável pela fertilidade e pelos recém nascidos é, sobretudo reconhecida por sua beleza, a qual as lendas adornam com ricas vestes e objetos de uso pessoal. Domina os rios e cachoeiras, imagens cristalinas de sua influência: atrás de uma superfície aparentemente calma podem existir fortes correntes e cavernas profundas.
Oxum é um Orixá feminino bem conhecido e cultuado no Brasil, onde sua imagem quase sempre é associada a maternidade, sendo comum ser invocada pela carinhosa expressão Mamãe Oxum.
Até mesmo em dias de festas, no batuque do RS, é nas rezas de Oxum que a maioria dos Orixás se manifestam. Principalmente de Oxum Docô, que auxiliou na criação da maioria dos filhos de Yemanjá.
Oxum é o nome de um rio em Oxogbo, província de Ibadã, na Nigéria. É também a morada da Deusa que lhe dá o nome, sendo ela conhecida como a dona da água doce. Portanto, seu elemento natural é o leito dos rios e, especialmente, as cachoeiras, onde costumam ser-lhe entregues as comidas e os presentes.
Tem a seu cargo o dom da fertilidade, assim como yemanjá. É a ela que se dirigem as mulheres que querem engravidar, sendo responsabilidade dela também zelar pelas crianças que estão em gestação e pelas recém nascidas.
Além dessas legações, Oxum é considerada a Deusa da beleza, do ouro, da riqueza, do dinheiro,do amor, da aliança, do casamento, da felicidade do perfume, da vaidade, do mel e tudo que é doce. Oxum é considerada uma das mais belas figuras do panteão mítico iorubá.
Pela sua beleza, Oxum teria despertado muitos amores. Mas seu relacionamento mais importante foi com Xangô.
A cor que lhe pertence é o amarelo-ouro, seu dia da semana é o sábado e, é sincretizada com várias Nossas Senhoras. Cultuamos no batuque do RS várias qualidades de Oxum entre elas a Pandá, Olobá, Demum e Docô. No altar de Oxum, além das quartinhas, pratos, vasilhas com água e axés, costuma haver flores, perfumes, leques e até bonecas. É a figura da juventude eterna, com seu jeito de criança inconsequente que julga naturalmente merecer todos os cuidados e mimos.


Para entrar em contato com pai Guilherme d'Bará ligue para o fone 53 84352242 ou pelo email 
buzionline@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário