quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

LENDA DE BARÁ

     Bará sempre foi o mais alegre e comunicativo de todos os Orixás. Olorun, quando o criou, deu-lhe, entre outras funções, a de comunicador e elemento de ligação entre tudo o que existe. Por isso , nas festas que se realizavam no orun (céu), ele tocava tambores e cantava, para trazer alegria e animação a todos.
     Sempre foi assim, até que um dia os Orixás acharam que o som dos tambores e dos cânticos estavam muito altos, e que não ficava bem tanta agitação.
     Então, eles pediram a Bará, que parasse com aquela atividade barulhenta, para que a paz voltasse a reinar.
     Assim foi feito, e Bará nunca mais tocou seus tambores, respeitando a vontade de todos.
     Um belo dia, numa dessas festas, os Orixás começaram a sentir falta da alegria que a música trazia. As cerimônias ficavam muito mais bonitas ao som dos tambores.
     Novamente, eles se reuniram e resolveram pedir a Bará que voltasse a animar as festas, pois elas estavam muito sem vida.
     Bará negou-se a fazê-lo, pois havia ficado muito ofendido quando a sua animação fora censurada, mas prometeu que daria essa função para a primeira pessoa que encontrasse.
     Logo apareceu um homem, de nome Ogan. Bará confiou-lhe a missão de tocar tambores e entoar cânticos para animar todas as festividades dos Orixás. E, daquele dia em diante, os homens que exercessem esse cargo  seriam respeitados como Babalaôs e denominados Ogans.  
          Para entrar em contato com pai Guilherme d'Bará ligue para o fone 53 84352242 ou pelo emailbuzionline@hotmail.com
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário