Muitos ainda associam a figura de Exu ao Diabo cristão. E foram os nossos colonizadores portugueses que influenciaram e denegriram as histórias dos Orixás africanos desde as sua implantação nas nossas terras brasileiras. Quantos séculos de exclusão receberam os negros e simpatizantes dos ritos afro-brasileiros, associando-os ao culto de demônios.
Esta realidade, me depara com revelações feitas pelo Exu Guardião Tranca Ruas das Almas. Suas mensagens são carregadas de ironia, em se tratando da real espiritualidade do homem.
" Olha aqui o moço, quando peço festa pra mim, e que essa festa seja no dia 24 de agosto, não é por causa da vaidade ou por querer me diferenciar dos outros Exus. Tudo tem seu mistério. Ninguém mais fala do santo do dia, São Bartolomeu, conhecendo o segredo maior. Hoje a porta da revelação está bem aberta, todos podem buscar nas escritas, o que falo." Fala em tom de desabafo.
" Querem sempre vender imagens do diabo com capa e cartola e colocar no pedestal o meu nome. Imagens que querem reforçar a ideia que sou Belial, a Besta que foi dominada por São Bartolomeu. Esse diabo que segundo a crença de muitos, fica solto no dia do Santo, e assim, juntam aquela história mal contada com meu pedido. Nem sabem que nesse dia aconteceu um dos maiores massacres em nome da fé.
As ruas estavam cheias de cadáveres de católicos e protestantes, ambas as religiões lutavam por poder e domínio. Minha festa é para isso! Lembrar que os espíritos se encontram e aprendem a verdadeira ordem dos mundos. Respeito, moço eu peço respeito não e pra mim, Tranca Ruas das Almas. É respeito pelo espaço de cada um!."
Laroiê seu Tranca Ruas das Almas, meu companheiro à 37 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário