Mensageiro divino, guardião dos templos, casas e cidades. Bará é o dono de todas as portas, de todas as chaves e de todos os caminhos. Ele é o primeiro Orixá a ser reverenciado em todos os terreiros de cultos africanistas em todas as nações. Recebe suas oferendas nas encruzilhadas.
Não existe nenhum Ilê de tradição africana que não tenha o assentamento do Bará, ele é o começo e o fim de tudo, até após a morte de um iniciado em religião, o primeiro a receber ritual é o Bará.
Bará em Yorubá quer dizer força; se for bem tratado reage favoravelmente em prol de quem lhe ofertou. Olorum (Deus Supremo) concedeu ao Bará o privilégio de receber as oferendas em primeiro lugar. Sem ele nossas orações não seriam ouvidas por nenhum outro Orixá, nem mesmo no Orum.
O dia da semana consagrado ao Bará é a segunda feira, sua cor principal é o vermelho.
Os Barás cultuados na nação Cabinda são:
BARÀ LODÊ: Exu Lodê, tem seu assentamento feito do lado de fora do Templo. Divide sua morada com Ogum Avagã e com Oyá Timboá. É o Orixá que mantem a extrutura do Templo. A sustentação dos Ilês depende do Bará Lodê.
BARÁ ADAGUE: Recebe suas oferendas nas encruzilhadas; seu assentamento é feito dentro do Templo, é um dos mais requisitados, pois faz a frente de Ogum, Oyá, Xangô, Odé, Otim,Obá, Ossãe e Xapanã.
BARÁ LANÃ: Trabalha nos cruzeiros (encruzilhadas). Tem as mesmas atribuições do Bará Adague. Responde tambem nos cruzeiros de mato.
BARÁ LANÃ: Este é o Exu que faz a frente dos Orixás de praia, Oxum, Yemanjá e Oxalá.
Além de epô (azeite de dendê) uza-se mel nas suas oferendas.
Voltarei amanhã contando algumas lendas deste Orixá.
Para entrar em contato com pai Guilherme d'Bará ligue para o fone 53 84352242 ou pelo emailbuzionline@hotmail.com
Adorei o seu blog guilherme e gostaria de saber como ficamos sabendo qual nosso orixá ou guia .
ResponderExcluirBjs
Minha cunhadinha amada de Curitiba,para saber nosso Orixá, é através do jogo de búzios. Mil beijos, nós te amamos...
ResponderExcluir