sexta-feira, 15 de junho de 2012

O DESPACHO DA MADRUGADA


Diz um provérbio de Exu: "Nada como um dia atras do outro e uma noite no meio, para separar os dois." Na verdade, Exu quer dizer da importância da noite para a realização dos ritos.
Em muitos terreiros, Exu é homenageado a meia noite com o chamado despacho de porta, onde farofa e cachaça são jogadas na rua para que Exu fique satisfeito e proteja o ambiente.
Depois, o Bará também é despachado no cruzeiro, com seu axé e seu ecó, para que leve as cargas negativas do terreiro e sirva de ponte para a chamada para os outros Orixás.
A seguir vem a oferenda para Ogum, senhor de todos os caminhos e estradas, que consiste em costela assada com farofa. Neste momento, cantos propiciatórios são entoados. A partir daí é que o terreiro estará preparado para que estes rituais ou trabalhos possam ser realizados na madrugada.
Estas práticas religiosas podem ser, Batuque (dançar, brincar ou festejar), ebó de descarrego (tirar os atrapalhos), Borí (dar comida à cabeça) ou entrega de oferendas aos Orixás.

O AXÉ DA MADRUGADA

A sequência de um batuque para os Orixás pode variar de terreiro para terreiro, ou de acordo com os Orixás iniciados ou assentados em cada casa. Oxalá, o Orixá da paz, gosta literalmente de ser homenageado no silêncio da madrugada quando são entoados os seus cânticos e arriadas suas comidas votivas, sendo a principal, a canjica branca.



Existem ainda Ebós para o amor, também chamados de trabalhos de amarração que são muitas das vezes realizados no silêncio da madrugada. Este tipo de ebó não tem nada a ver com magia ruim, para o mal, e sim uma interseção do Babalorixá junto aos Orixás por aquela pessoa que deseja ter a sua vida sentimental restabelecida.
O culto as Yamins (mães feiticeiras) feito por babalaôs, também é feito na madrugada. As Yamins são as responsáveis pelas magias e encantamentos desencadeados por estes sacerdotes..
Temos ainda o culto aos Babás Eguns ou ancestrais que é feito no Balet, que consiste em reverenciar os antepassados de cada Axé (casas de culto). Neste ritual são entoados cânticos adequados e são oferecidas (aos ancestrais) comidas que eram do seu gosto em vida.
Há terreiros que realizam as cerimônias religiosas de dia - o que em nenhum momento anula a força espiritual dos trabalhos. Mas, muitos realmente preferem trabalhar com o axé da madrugada.
Para obter ajuda rápida de Exu ou Bará: Vá a uma encruzilhada aberta e passe pelo corpo, 7 moedas correntes, 7 punhados de arroz cru e um obi. Em casa banhe-se com abre caminho.

Para entrar em contato com pai Guilherme d'Bará ligue para o fone 53 84352242 ou pelo email buzionline@hotmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário