domingo, 18 de janeiro de 2015

O UNIÃO DE OBÁ E ODÉ


A filha de Obatalá, Y'Obba Ananní era conhecida tambem como Obá a esposa de Ogun, o Bárbaro. Obá era casada com Ogun desde que ele a venceu em batalha e praticamente a obrigou a ser dele.
Mas Oba não gostava de Ogun, e essa falta de amor a fez ir embora, ela fugiu para Ifé.
Um dia Obá conheceu Odé, ele que seria um dia o grande Oxóssi Rei de Ifé, nessa época ainda era um pobre caçador.
Ode estava parado descansando sob a sombra da copa de uma árvore, e então ouviu um barulho, um tropelo! Ele se levantou para ver que estardalhaço era aquele e viu uma mulher correndo atrás de um cervo. Ele sorriu ao ver aquela cena, como uma mulher poderia correr atrás de um cervo e acreditar que poderia alcança-lo? Mas Oba corria o maximo que podia, e Ode então resolveu ajudar, ja que Obá caçava com muita dificuldade o seu sustento, pois não possuia boa técnica de caça. Ode a ensinou a caçar com lança e Ofá, e Obá ensinou Odé a arte de lutar a curta distância a Ode, o ensinando a habilidade da espada e do escudo.
Odé e Obá não tinham desejos carnais um pelo outro, mas entre eles aconteceu um dos mais belos sentimentos, a verdadeira amizade.
A amizade real é sim uma forma de amor.
Eles se respeitavam e tinham um forte sentimento de irmandade, lealdade e cumplicidade, e por isso resolveram viver juntos. Eram como irmãos, sempre juntos, sempre mergulhados em risadas e sorrisos.
Porem por onde Obá passava o povo dizia: Lá vai a esposa do caçador!
Mas Oba não se importava com o falatório do aldeões, e Odé menos ainda, eles gostavam de viver juntos.
Por muito tempo eles foram uma dupla, mas um dia Obá conheceu Sango, e então ela sentiu que seu coração havia escolhido aquele homem para amar, e ela teve de deixar Odé e ir atrás de seu amor.
Sempre que Odé e Obá se reencontram eles se abraçam e festejam as boas lembranças que guardam um do outro, uma agrande Amizade sobrevive até aos milênios.
Asé
Na maioria das lendas Obá e vista como uma mulher amargurada, possessiva e mesquinha, mas ela não é assim. A questão foi que o casamento com Sango fez muito mal a ela, e por viver situações tensas demais ela se fechou. Mas antes disso ela sempre foi muito alegre, rodeada de amigos, era uma mulher festeira que gostava de se divertir.
Obá é bem vinda pois trás alegria para a casa.
"Oba oyin o"
(Obá é doce como o mel)
Oke Odé!
Exó éyin o Obá Sire!

obrigado a Nany da Oxum Panda , de quem peguei esta lenda..



.i 

Um comentário: