sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

O POVO DE EXÚ, QUIMBANDA...


O termo Quimbanda provém de um estágio de pós-mortem que se chama Quiúmba(espíritos que em matéria não evoluíram), este estágio é onde os Espíritos encontram-se desesperados, pois não conseguem progredir nem comunicar-se com outras formas a não ser as de mesma condição dele.
O fato de um Espírito estar neste estágio significa que ainda tem apego sentimental pelo material.
Este é o motivo de sempre afirmar-mos para as pessoas não se apegarem às coisas materiais, nem ter estima em demasia pela vida material, pois é apenas uma passagem, portanto tudo termina.
O Exú portanto é aquele que um dia foi um Quiúmba(Espírito Almado), mas agora já acata ordens e segue um caminho de luz, onde veio à evoluir e deixar tudo que atrapalhou o seu desligamento dos sentimentos que pertencem ao plano material.
O Espírito como o Exú, foi em vida material alguém que praticou a maldade, sem se importar com as consequências dos seus atos, tornaram e retornaram para ele da forma mais dolorosa possível, pois quando o mesmo se desprendeu da matéria, ele continuou com sua ligação sentimental pelo plano material e já que não pode interferir diretamente com o que ele tinha deixado como legado material, este se apega aos seus entes queridos que continuam com seus sentimentos à flor da pele.
Descrevo estes fatos dos erros humanos, pois todos somos  em carne e osso literalmente, devo lembrar para que não esqueçam de que os seres tendem à ter auto-piedade, por este motivo tende à ser muito arredio ao contato de seres superiores e de muita luz.

O Exú por sua vez tem de se comportar como tal, nem mais nem menos, mas sim igualmente aos seus semelhantes, desta forma os seus sentimentos desparecem quase por completo, torna-se apático aos acontecimentos que não afetem diretamente em seu desenvolvimento.
Existem algumas coisas que se tornam notórias quando um Exú está se desenvolvendo, ocorre com ele algumas mudanças de comportamento, postura, modo de comunicar-se, o trato e assim por diante.
O Feitor tem esta obrigação, ensinar à caminhar, dar exemplo de comportamento, de postura, amansar para destruir o que restar de apego material com emoções, ensinar o aprendiz à transformar as energias negativas, ensinar à fluir, à beber, fumar e finalmente à aceitar as pessoas materiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário