quinta-feira, 18 de julho de 2013

DOUTRINA OU FOGO?

Doutrina ou Fogo!

As pessoas têm um conceito de religião afro muito diferente do que realmente diz a realidade dos terreiros.

Muitas vezes muitos dos adeptos nem sabem o que realmente se passa ou se enfrenta para realização de algum tipo de ritual.

Geralmente este fardo fica para o babalorixá ou Ialorixás que assume todo e qualquer contra tempo para um bem maior de todos os envolvidos.

Nossa religião é cheia de regras, doutrinas que temos que levar muito a sério, o infringir ou simplesmente não agir de acordo com as regras pode colocar tudo a perder.

Quem sofre as conseqüenciais?

É claro que é a pessoa que conhece as regras e não as pratica ou autoriza o não cumprimento das mesmas.

As conseqüenciais são variadas e de acordo com o grau de gravidade da regra infringida, umas muito rígidas e marcantes, outros leve ou nem mesmo percebidas de imediato.

Quem aplica as punições?

Estamos falando de religião e para se tratar deste assunto é necessário ter fé, ou pelo menos respeitar a fé alheia.

As punições são dadas pelos orixás, caboclos e guias em questão.

Muitos sabem o porquê são punidos outros não admitem e preferem se esconder na razão, até se convencerem que esta tudo bem ou não.

 

O fato é que independentes de religião, em nossas vidas também têm regras básicas de sobrevivência, sofremos punições quando não cumprimos nossa parte de acordo com a sociedade.

O mundo, o homem e as religiões evoluem por que seus conceitos precisam de limites, suas crenças precisam de fontes e sua fé precisa ser exercida, por isso as regras são importantíssimas para que saibamos respeitar, e agradecer os feitos de forma verdadeira.

 

Um terreiro de religião prendeu fogo, não sobrou nada, tudo fora perdido.

Razão: terreiro de madeira, cortinas de pano, velas acesas sem proteção, fiação velha, madeiras velhas e secas.

Fé: punição do orixá por regras não cumpridas pelos adeptos do terreiro, salvo que o terreiro existia a mais de 30 anos com as mesmas condições de sempre e nunca antes havia acontecido nada parecido.

Após uma seqüência de erros ocorridos no mesmo dia, então se deu o fato.

 

Assumiria as mesmas que se trata de uma punição de orixá ou simplesmente apelaria pela razão dos fatos para justificar o acontecido?

Muitas vezes continuamos errando quando não assumimos nossas culpas mediante nossas punições, seria como Pedro que negara Jejus três vezes.

 

O maior erro humano é achar que sabe ou conhece tudo!

Isso não funciona em religião, a razão é bem vinda quando a fé é quem a conduz, sozinha nunca!

 

Somos fracos e medrosos tão indefesos quanto qualquer animal, porém raciocinamos de forma a tirar proveito de tudo.

Acreditar em Deus significa aceitar a condição de que somos menos, sabemos menos, precisamos mais, por que somos criação do mesmo.

Isso vale para todas as religiões!

As regras são criadas de maneira organizar e estabelecer uma convivência passiva e amigável entre todos, não são questionáveis e devemos ser maduros o suficientes para respeitar. Também criamos regras em nossas casas e não gostaria que alguém não as cumprisse.

Doutrina é doutrinar, ensinar, mostrar com exemplos como deve ser feito, tendo como garantia o cumprimento de tudo o que foi ensinado da mesma forma do mesmo jeito com as mesmas coisas seguindo exatamente igual.

Cada professor tem uma forma de ensinar seu aluno, uns aprendem mais fácil outros nem tanto, o segredo esta na forma de ensinar, mas o fator principal não é esse, mas sabemos que independente do professor, da escola que se estuda, ou local onde temos as aulas, a matéria é a mesma, a história não muda, o professor não pode alterar o conteúdo.

Isso deveria funcionar nos terreiros africanos aqui no Brasil, todos os pais e mães de santo deveriam falar a mesma língua, ensinar as mesmas coisas, afinal somos todos da mesma religião, mas não acontece assim, salvo alguns que mantém suas origens e passam suas doutrinas, de resto o conteúdo não é dado, os adeptos não aprendem, e pior, se formam sem base nenhuma.

Quando não se sabe inventa, é isso que esta acontecendo com o futuro de nossa religião.

A doutrina é importantíssima no desenvolvimento de qualquer adepto religioso, são suas base, e vão ser suas fontes de respostas por toda vida, quando não se tem isso, não se estudou é como falsificar um diploma e exercer uma função por qual não foste preparado, vai errar, errar muito, pode aprender com a pratica, olhando os outros, mas o tempo passa e muitos não tem nem paciência para aprender o que nunca aprenderam da forma que deveriam ter aprendido. Pecam na ignorância, culpa de quem?

Charlatões se formam assim, denigrem o nome de quem estudou, passou por etapas para conseguir se formar, suou, lutou, mas ainda assim é tratado por igual, e muitas vezes menos do que o espertinho, afinal o mundo não é justo, ou será que é?

 

Antigamente tacavam fogos nas bruxas, nos feiticeiros, por que achavam que ninguém podia ter poderes ou alguma forma de lidar com elementos, ou as forças da natureza, essas pessoas eram consideradas mentirosas, charlatões, e muitas eram de verdade, tiravam dinheiro das esposas dos donos de terras, ou das prostituas que pediam poções para abortar seus filhos.

Em fim morriam com fogo, por que o fogo transforma, o fogo produz, o fogo ilumina, purifica  e destrói.

 

É ou doutrina ou fogo, pode se queimar se não souber usar o fogo de uma vela.


Nenhum comentário:

Postar um comentário