sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

CURIOSIDADES



Se você bate palma porque todos batem, bate cabeça por todos batem, canta porque todos cantam, faz saudações porque todos fazem, alguma coisa está errada e a partir de agora vamos tratar sobre essas curiosidades, que na verdade deveriam ser mais que conhecidas.
Começamos por bater cabeça. É nesse momento que você “entrega” ao seu Orixá sua cabeça pedindo à ele que limpe seus pensamentos, que faça de você um instrumento do bem para que possa praticar a caridade e lhe prepare para que a partir daquele momento tudo fique claro e que você consiga dar o melhor de si, sabendo distinguir cada coisa com sabedoria, sempre agradecendo a proteção que lhe é dada por ele. Pode também pedir ao Orixá que lhe ajude em determinada situação, claro que não se esquecendo do bom senso.

Todos se perguntam: porque bater palmas nos trabalhos?
Tudo começa no atabaque. Ele é a firmeza do terreiro, é de onde se abre a porta para o outro lado. A necessidade do atabaque é grande, pois nele se concentra a vibração dos trabalhos, onde os ogãns se concentram e recebem as instruções de quais pontos devem cantar. Por isto não se deve “atravessar” os ogãns, pois se eles são atrapalhados perdem, ou melhor, quebram esta vibração.
Cantamos para chamar os Orixás e guias para trabalharem. Como o atabaque abre a porta, o canto é o “passaporte” para o mundo espiritual, é quando entramos nessa mesma sintonia. As palmas são a liberação das energias, pois nossas mãos são as fontes dessa energia. A necessidade de cantar e bater palmas vai bem além de simplesmente fazer barulho. Enquanto cantamos e batemos palmas expandimos nossos campos vibratórios conseguindo assim a mesma sintonia, energia e vibração.

Emmanuel é o nome do espírito que tutelou a atividade mediúnica de Chico Xavier
Ao tempo da passagem de Jesus pela terra chamou-se Públio Lentulus, senador romano. Encontrou-O pessoalmente solicitando-Lhe auxílio para a cura de sua filha Flávia que estava leprosa. Sua esposa tornou-se cristã e morreu no circo.
Desencarnou em Pompéia no ano 79 vítima das lavas do Vesúvio.

Você sabia que a pemba , originalmente, era confeccionada com uma espécie de caulim importado da África?
Pela dificuldade de importação, houve uma substituição do material original por outros materiais encontrados no Brasil, tais como o calcário, a tabatinga, o carbonato de cálcio, etc.
Sua confecção é muito simples: basta misturar uma pequena quantidade do material, acima citado, triturado com um pouco de goma arábica e a seguir, com a mão, dá-se a forma desejada e deixa-se evaporar a água.
Caso se queira colorida, é só juntar na solução de goma, a anilina ou tinta da cor desejada.

Você sabia que a umbanda teve sua origem há milhares de anos atrás na Lemúria?
A Lemúria foi o terceiro continente berço da terceira raça raiz ou lemuriana.
Hoje desaparecido, este continente abrangia as Américas e a África, unidas. No centro do continente da Lemúria, onde hoje é o Planalto Central Brasileiro, surgiu a umbanda.
O continente modificou-se inúmeras vezes dando origem à Atlântida que submergiu sob as águas do grande dilúvio, pelo ano de 9564 a. C. restando apenas a ilha de Poseidonis.
A umbanda era o conhecimento integral, religião, filosofia e arte reunidas em um único bloco de conhecimento.
A umbanda não é apenas a revelação das Leis Divinas e dos conceitos integrais da verdadeira natureza espiritual do homem. È o próprio elo de ligação vivo entre o que é espiritual e o que é reino natural.

“Assim como Maria acolhe o filho nos braços, também seriam acolhidos como filhos todos os que necessitassem de ajuda ou conforto.”
Essa foi a explicação dada pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas para o nome da primeira instituição de Umbanda criada no Brasil, a Tenda Nossa Senhora da Piedade, dirigida por Pai Zélio de Morais.
A tenda funciona até os dias de hoje e atualmente tem à frente a filha de Zélio, Mãe Zilméia.

Você sabia que todas as escolas tradicionais antigas ensinaram a lei da reencarnação, ocorrendo o mesmo com a maior parte das religiões pré-cristãs?
Que este ensinamento não desapareceu até o século VI, no ano de 553, quando se reuniu o Concílio de Constantinopla, ao qual não assistiu mais que uma minoria de padres da Igreja e que, debaixo das ameaças do imperador Justiniano, da antiga Roma, pouco favorável a Orígenes, ali se deliberou negar e jamais aceitar a reencarnação?

Você sabe por que usamos branco nos trabalhos de umbanda?
Quando a umbanda foi anunciada em 16 de novembro de 1908, pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas, o mesmo, ao fixar as bases e diretrizes deste segmento religioso expôs que todos os médiuns utilizariam roupas brancas, porque ela transmite a sensação de assepsia, calma, paz espiritual, serenidade e principalmente igualdade.
Encontramos também uma razão cientifica para o uso da cor branca na umbanda, através das pesquisas de Isaac Newton.
Este grande cientista do século XVII provou que a cor branca contém dentro de si todas as demais cores existentes. Portanto a cor branca tem razão de ser na umbanda, pois temos que lembrar que a religião que abraçamos é capitaneada por Orixás, sendo que Oxalá, que tem a cor branca como representação, supervisiona os Orixás restantes. Assim como a cor branca contém dentro de si todas as demais cores, a irradiação de Oxalá contém dentro de sua estrutura cósmico-astral todas as demais irradiações (Oxossi, Ogum, Xangô, etc.)

Você sabia que a Prece de Cáritas foi psicografada em 25 de dezembro de 1873 (no Natal) por uma médium chamada Madame W. Krell, no círculo espírita de Bordeux, na França?
Foi ditada por um espírito de nome Caridade e acredita-se que esse espírito foi no passado a figura de Irene, que foi martirizada em Roma no ano 305, quando das perseguições do Imperador Diocleciano. Ela e suas irmãs foram convertidas ao Cristianismo. Diocleciano determinou perseguição aos cristãos, e ela foi acusada de possuir “livros proibidos” e, por isso mesmo, foi condenada à fogueira, enquanto suas irmãs foram degoladas à sua frente. Canonizada por sua religião, a posteriori, veio a ser conhecida como Santa Irene.

Você sabe o que é um adjá?
Adjás são sinetas rituais feitas, normalmente, de metal ou latão. São utilizados durante alguns rituais, como o ritual do bate-cabeça ou o momento em que os médiuns incorporam os guias ou os Orixás, servindo, nestes casos, como um orientador. Seu som também serve como um orientador para o Orixá que está incorporado, já que o Orixá não enxerga.

Você sabe qual a importância da saudação na umbanda?
O umbandista respeitoso e religioso deve sempre saudar as forças que sustentam o centro. Primeiro ao chegar saudar as forças dos Senhores Guardiões assentadas na Tronqueira agradecendo a permissão de sua entrada naquela casa santa, a guarda, a força e a proteção que eles realizam.
Segundo, saudar o Congá ou o altar, local sagrado de um centro que deve ser respeitado, pois é onde se realiza a grande troca de energia.
Terceiro e não menos importante, saudar e tomar a benção de seu Pai ou Mãe espiritual que é a voz, a força e o intermediário dos Orixás aqui no plano material.
Ao sair o médium deve ter as mesmas atitudes, pois está saindo do “sagrado” para o “profano”.

Você sabe o que significa o ato de bater a cabeça, colocando-se de bruços e deitado em frente ao congá?
Significa a solicitação da benção do seu Pai Espiritual e do seu Orixá, num ato de humildade, obediência e resignação aos preceitos religiosos e a aceitação da casa e seus mentores como seus condutores no caminho dos serviços de Deus e de nossa religião.
É o reconhecimento de sua opção religiosa.
As mãos voltadas com as palmas para cima, no mesmo nível da cabeça, é o que vai complementar o recebimento das emanações vibratórias positivas de Deus e dos Orixás da casa.
Neste instante deve o filho e médium, em uma prece mental rápida, pedir auxílio aos mentores espirituais, a Deus e aos Orixás, para um melhor desempenho de suas funções mediúnicas.

Alguidar: você sabe de onde vem a palavra?
Alguidar é uma palavra de origem árabe, de "al-gidâr". O utensílio, largamente usado nas casas portuguesas na cozinha e onde mais se precisasse de uma bacia larga e funda, chegou à Península Ibérica pelas mãos dos conquistadores árabes. 
É bom lembrar que os africanos do Norte do continente tiveram contato com os mesmos árabes a caminho da Europa. Do Norte da África vêm os grupos escravizados que, mais adiante, levaram a cabo a Revolta dos Malês, em Salvador, no ano de 1835. "Malê" é o termo que se utilizava para referir-se aos escravos muçulmanos.
Na umbanda é usada para entregas de "comida de santo", despachos,  acender velas, depósito de banhos, etc. É feita de barro e tem vários tamanhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário