sábado, 13 de julho de 2019

OBORI

Obori é o ritual onde se "alimenta" o ori ( cabeça), onde se da energia ou até mesmo se desperta a presença do orixá na vida do iniciado!
Se muitos soubesse o real significado dessa obrigação, muita coisa dentro da religião de matriz africana seria ou até mesmo estaria diferente, onde uma cabeça bem feita, bem alimentada ,bem estruturada e guarnecida, atravessaria e compreenderia muita coisa não só na vida do iniciado , mas faria o mesmo entender e compreender certas cituações no convívio de seus iguais!
Hoje , a grande maioria prioriza a "pedra" ( ocuta) , os "pratos" ( vasilhas) ,as "facas" ( os obés) e as "guias" ( deleguns) , quando na verdade oque deveria ter suma importância e cuidado extremo seria o bori ( cabeça) ,pois uma cabeça bem zelada e guarnecida, encaminha o iniciado sempre em direção há prosperidade!
Muitos quartos de santo estão virando depósitos de "Boris" , o filho entra ,se encanta ,faz um "boridinho" pra se firmar , e depois de seis meses segue viagem , muitas vezes deixando o bori pra traz , deixando uma " cabeça" feita pra traz , deixando muitas vezes mais um pedaço de si " pelo mundo"...e ai meses depois , já em outro axé , o círculo vicioso se repete, infelizmente.
Cuide do seu ori ,com mesmo carinho e respeito que você cuida do seu orixá ! Respeite quem zela por ele , guarneça e zele por sua obrigação...pra no dia do seu eressun , quando perguntarem doque você morreu , ninguém dizer que foi de tantas "cabeças" que você deixou pelo mundo!
Texto: Marcos Nepomoceno e Felipe Soares 

Nenhum comentário:

Postar um comentário