sábado, 17 de novembro de 2012

HISTÓRIA DE OGUM ADIOLÁ

OGUM ADIOLÁ É UM ORIXÁ DE PRAIA, É UMA VERSÃO DE OGUM MAIS JOVEM, FAZ AJUNTÓ SOMENTE COM ORIXÁS DE PRAIA, MAS É UM ORIXÁ MASCULINO.

ITÃ= (HÍSTÓRIA) da coleta 

dos búzios
Devido à traição de YÁMESAN= (INHANÇÃ), ÒGÚN E SÀNGÓ jamais se reconciliaram e, por diversas vezes acabavam por se defrontar em acirradas disputas.
Certa vez, ÒGÚN  propôs a SÀNGÓ que realizassem uma trégua nessas lutas, pelo menos até à lua seguinte. SÀNGO respondeu com alguns gracejos, que ÒGÚN revidou, más propôs uma aposta: que ambos se dirigissem à praia e recolhessem o maior número de búzios que conseguissem. O perdedor ofereceria ao vencedor o fruto da sua coleta. Estando acertados, ÒGÚN deixou SÀNGÓ e dirigiu-se à casa de OYÁ, solicitando-lhe que pedisse a Ikú (a morte) que fosse à praia na hora em que ele havia combinado com SÀNGÓ . Oiá exigiu uma certa quantia em ouro, que prontamente recebeu de ÒGÚN .
No dia seguinte, ÒGÚN e SÀNGÓ amanheceram na praia, iniciando a coleta. De vez em quando se entreolhavam e SÀNGÓ lançava ditos jocosos contra ÒGÚN ,  e este sem perceber que Ikú se aproximava de si. Ao levantar os olhos, deparou-se com Ikú, que riu de seu espanto. Assustado, SÀNGÓ abandonou a sua sacola com os búzios colhidos, se escondendo. No fim do dia, ÒGÚN procurou SÀNGÓ mostrando a sua coleta.SÀNGÓ, envergonhado, abaixou a cabeça e entregou ao guerreiro o fruto da sua.


Ésta história é em homenagem a leitora sheila farias

Um comentário:

  1. Amigo procuro historias que sao ditas pelos babalaos e yaslorixa contao sobre Ogum Adiola.Natalia de oba filha carnal e de axe da mae ondina de xapana,falecido pai Tureba de Ogum,e tantos outros.Que nao vou expor contavam que Ogum Adiola era um Ogum guerreiro sim como todos oguns mas muito diferente sua historia e o geito de lidar com esse orixa.Ogum adiola era um orixa vaidoso quando combate olha seu reflexo na espada para admirar sua beleza.Eo orixa mais belo do batuque dizem que e filho de oxum e ode.Apaixonoise por iemanja,vendo que ogum estava triste e solitario por conta de todas suas mulhes forem mortas pela ira de oya e apos partiu com xango.Adeola resolveu por gratidao e adimiracao a ogum tomar uma pessao magica que o transformava no que ele quisesse entao desejou virar uma linda e formosa moca.Ogum avistou a bela moca e a possuiu.Ogum acordo e viu adeola ao seu lado .E VIU que avia sido enganado e traido pelo rapaz que encinou as taticas de guerra e manuzeio dr armas caca e fetro.Comesou a golpealo com ira ate quando adeola ja exausto iria sofrer.o golpe de misericordia oya surgiu como vento r resgatou o.Oya curou suas feridas e levouo ate oxala que determinpu seu castigo.Que apartir daquele momento seria um orixa de praia que somente eles orixas do mel podiam acalmar a ogum e como possuia o manuzeio do ferro seria ogum,Ogum Adeola.Com a vaidadr de oxum,as artimanhas e as roupas de ode,eas artes de ogum.Viveria a beira do mar a servico e protecao daqueles que la pressisao de protecao.Foi ai que viveu na praia,admirando a iemanja e paixonando se pela beleza de yemanja.sua musa jamais vomeria oque ogum come e tudo que ganhhase seria do povo da praia sua unica comida seria o marreco horas nas aguas horas na terra. a

    ResponderExcluir