terça-feira, 6 de novembro de 2012

MAGIA



A Magia Setentrional
Uma parte do Havamal denominada Runatal, é altamente relevante para a compreensão da magia e do ofício rúnico:
Sei que estava pendurado na árvore assolada pelo vento, suas raízes para o sábio desconhecido; perfurado pela lança, por nove longas noites, por empenho a Odin, auto-oferenda a si mesmo,
Eles não deram nenhum alimento, nem cifre com bebida; descendo às profundezas, eu contemplei: gritando em voz alta resgatei as runas, Então finalmente tombei.
Nove poderosos versos do filho de Bolthorn, famoso pai de Bestla, eu aprendi; ele me serviu precioso hidromel do mágico Odraerir.
Instruído, progredi no conhecimento oculto. Prosperando em sabedoria; letra por letra, concedida uma palavra, e feito por feito, novos feitos.
Você encontrará as runas, e lerá corretamente as estrofes, estrofes fortes, poderosas estrofes dos sábios, estrofes que Bolthorn pintou, gravadas muito bem por Odin.
Para o Aesir por Odin, para os elfos por Dain, por Dvalin para os anões, por Asvid também para os gigantes odiados, e algumas feitas para mim mesmo.
Antes que o homem fosse criado, Thund as rabiscou, Quem se ergueu primeiro, caiu daí em diante.
Saber como gravar, saber como ler, saber como pintar, saber como provar, saber como pedir e sacrificar, e como evitar e destruir.
Não pedir nada antes de muito empenho, o Dom procura o talento; melhor não transmitir do que desperdiçar: isso, antes do homem, escreveu Thund, elevado, retornando.
Os dezoito encantamentos do Runatal formam a mais longa lista existente de práticas mágicas nórdicas. Devido ao seu alcance, essa lista é a melhor para se trabalhar nesta etapa. Se examinarmos cada um deles, descobriremos o seu objetivo e, em muitos casos, alguns indícios de sua aplicação.
1. Conheço um encantamento que nenhum rei pode dizer nem qualquer homem domina; é chamado de socorro porque ajuda em épocas de doença e sofrimento.
Esse encantamento é um levantador de animo, trazendo de volta a disposição durante períodos de doença ou depressão. A afirmação de que ninguém o domina também se aplica aos outros dezessete, já que Odin está falando, revelando os encantamentos pela primeira vez.
Runas recomendadas para esse encantamento: Fehu, Wunjo, Gebo, Sowulo, Isa, Jera, Teiwaz, Ehwaz, Othila, Dagaz, Uruz e Ansuz.
2. Conheço um outro que é necessário a todos os filhos dos homens que desejariam obter conhecimentos sobre habilidades de cura.
Esse encantamento é complementar ao primeiro. Sua utilização irá possibilitar ao usuário tornar-se habilitado nas artes da cura.
FEHU - O peito, doenças respiratórias.
URUZ - Musculatura corporal, força, etc.
THURISAZ - O coração.
ANSUZ - A boca, os dentes, distúrbios da fala.
RAIDO - As pernas e as nádegas.
KAUNAZ - Úlceras, febres, abcessos e assim por diante.
GEBO - Envenenamento
WUNJO - Distúrbios respiratórios, alívio da dor generalizada.
HAGALAZ - Ferimentos, cortes e distúrbios do sangue.
NAUTHIZ - Os braços
ISA - Ulceração produzida pelo frio, paralisia, perda da sensação.
JERA - Condições dos intestinos, distúrbios digestivos.
EIWAZ - Condições dos olhos.
PERTHO - Os seios a genitália feminina, nascimento.
ALGIZ - A cabeça e o cérebro, insanidade.
SOWULO - Queimaduras e distúrbios de pele.
TEIWAZ - Os pulsos, mãos e dedos, artrite.
BERKANA - Diversos problemas ligados a fertilidade.
EHWAZ - Dores, problemas e condições nas costas.
MANNAZ - Os pés e os tornozelos, incluindo distensões.
LAGUZ - Problemas e doenças dos rins e de micção.
INGUZ - Doenças e problemas na genitália masculina.
OTHILA - Doenças e deficiências hereditárias.
DAGAZ - Medo, doenças mentais e angústia.
3. Conheço um terceiro necessário em combates que restringe qualquer adversário e torna rombudo o gume das espadas inimigas; Nem seus estratagemas nem suas armas ferem.
Temos aqui um encantamento para batalhas
Runas recomendadas para esse encantamento: Isa, Algiz, Sowulo, Teiwaz, Ehwaz e Dagaz.
4. Conheço um quarto: Se eu me descobrir com meus membros presos a grossas correntes, Entôo o sortilégio que me liberta e quebra as algemas dos pés e das mãos.
Esse está relacionado à libertação da própria pessoa do cativeiro.
Runas recomendadas para esse encantamento: Isa, Sowulo, Dagaz, Uruz, Wunjo e Hagalaz.
5. Conheço um quinto: se alguém arremessar uma lança para ferir meus amigos, não é tão rápido, mas posso pará-la se eu vir a atacar.
Um encantamento de defesa.
Runas recomendadas para esse encantamento: Algiz e Teiwaz.
6. Conheço um sexto: se alguém amaldiçoasse gravando runas nas raízes, esta pessoa que desejou o meu mal encontraria a sua condenação, não eu.
Um encantamento de retorno
Runas recomendadas para esse encantamento: Isa, Algiz, Teiwaz, Ehwaz, Dagaz, Uruz e Hagalaz.
7. Conheço um sétimo: se o salão flameja ao redor de meus amigos, embora o fogo esteja quente e amplamente difundido meu encantamento irá impedir o seu curso.
Um encantamento para "apagar o fogo", ou seja, impedir o mal.
Runas recomendadas para esse encantamento: Isa, Algiz, Sowulo, Teiwaz, Ehwaz, Laguz, Dagaz, Uruz, Ansuz, Wunjo e Hagalaz.
8. Conheço um oitavo: qualquer pessoa ficará feliz em aprender, quando os guerreiros guardam ódio no coração o encantamento irá amenizar sua fúria.
Um encantamento pacificador.
Runas recomendadas para esse encantamento: Ehwaz, Dagaz, Ansuz e Wunjo.
9. Conheço um nono: se eu tiver necessidade de proteger o navio da tempestade, ele aquieta o vento, subjuga as ondas e adormece o mar.
Outro encantamento pacificador e de proteção.
Runas recomendadas para esse encantamento: Isa, Algiz, Laguz, Ehwaz, Dagaz, Ansuz e Wunjo.
10. Conheço um décimo: se almas passeiam no topo do mastro navegando pelo céu, o encantamento que entôo os extravia e suas peles e mentes ficam ambos perdidos.
O significado desse encantamento é meio "ambíguo", cabe a cada um decifra-lo de sua maneira.
11. Conheço um décimo-primeiro: se para a guerra bons companheiros devo conduzir, o encantamento eu canto por trás de meu escudo, assim eles lutam bem e passam bem, em todos os lugares.
Outro encantamento de proteção. vRunas recomendadas para esse encantamento: Isa, Algiz, Sowulo, Teiwaz, Ehwaz, Dagaz, Uruz e Ansuz.
12. Conheço um décimo-segundo: se em uma árvore uma alma estiver pendurada no ar, eu escrevo e pinto runas tão poderosas que ela desce e fala comigo.
Um encantamento para falar com espíritos.
Runas recomendadas para esse encantamento: Algiz, Berkana, Mannaz, Othila, Dagaz, Uruz, Ansuz, Raido, Gebo e Nauthiz.
13. Conheço um décimo-terceiro: se água eu derramar sobre um filho de guerreiro, ele não sucumbirá na luta mais violenta nem tombará pela espada mortal.
Um dos mais poderosos encantamentos de proteção.
Runas recomendadas para esse encantamento: Isa, Algiz, Sowulo, Teiwaz, Ehwaz, Laguz e Hagalaz.
14. Conheço um décimo-quarto que os homens compreendem quando eu narro contos sobre os Deuses: O Aesir dos elfos eu sempre conheci, como os tolos nunca o poderão fazer.
Interprete como você achar melhor.
15. Conheço um décimo-quinto que Thjodraerir cantou na porta de Delling: Poder aos Deuses, triunfo aos elfos e conhecimento a Odin ele concede.
Pode ser um encantamento de absorção de energia ou sabedoria, mas eu prefiro também deixar a interpretação por sua conta.
16. Conheço um décimo-sexto: com esse feitiço qualquer pessoa concorda com os meus desejos; alcanço seu coração inocente e volto seus pensamentos para mim.
Um encantamento de amor.
Runas recomendadas para essa encantamento: Pertho, Berkana, Ehwaz, Inguz e Uruz.
17. Conheço um décimo-sétimo, e se for cantado tem o poder de manter a pessoa leal a mim e nunca rejeitar meu amor.
Esse encantamento complementa o anterior.
18. Conheço um décimo-oitavo nunca dito para a donzela ou para a esposa do homem; exceto para o amor seguro em meus braços, ou cantado para minha irmã.
Esse é o mais difícil de interpretar ou comentar.

Para entrar em contato com pai Guilherme d'Bará ligue para o fone 53 84352242 ou pelo email buzionline@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário