sábado, 7 de janeiro de 2012

XANGÔ E OXUM IBEJI OS PROTETORES DAS CRIANÇAS 1

Ibejis são divindades gêmeas infantis, é um Orixá duplo e tem seu próprio culto, obrigações e iniciação dentro do ritual.
Divide-se em masculino e feminino, (gêmeos).Em Oyó cultua-se como Erês ligados a qualidade de Xangô e Oxum. Popularmente conhecido como Oxum e Xangô de Ibeji. Os Orixás gêmeos protegem os que ao nascer perderam algum irmão (gêmeo), ou tiveram problemas de parto. Em algumas casas de Candomblé e Batuque são referidos como erês (crianças) que se manifestam após a chegada do Orixá, chamados de Axe-erês ou axêros.
Por serem gêmeos estão ligados ao princípio da dualidade e de tudo que vai nascer, brotar e criar.
Arquétipos:
Jovens, brincalhões, irreverentes e energéticos. Mesmo os adultos, filhos deste Orixá, possuem características infantis.
Lendas:
Existiam no reino um casal de príncipes gêmeos que traziam sorte a todos. Os problemas mais difíceis eram resolvidos por eles, em troca, pediam doces, balas e brinquedos.
Esses meninos faziam muitas traquinagens e, um dia, brincando próximos a uma cachoeira, um deles caiu no rio e morreu afogado. Todos no reino ficaram muito triste pela morte do príncipe.
O gêmeo que sobreviveu não tinha mais vontade de comer e vivia chorando de saudades do seu irmão, pedia sempre a Orumilá que o levasse para perto do irmão. Sensibilizado pelo pedido, Orumilá resolveu levá-lo para se encontrar com o irmão no Orum, deixando na terra duas imagens de barro. Desde então todos que precisam de ajuda deixam oferendas aos pés dessas imagens, para ter seus pedidos atendidos.
Outra Informação Sobre Ibeji

Na África, as crianças representam a certeza da continuidade, por isso os pais consideram seus filhos sua maior riqueza. A preocupação com o sustento das crianças é frequente entre os povos negros, haja a vista a miséria das cidades africanistas e a situação do negro na escravidão e na diáspora.
A palavra Igbeji, quer dizer gêmeos e o Orixá Igbeji é o único permanentemente duplo. Forma-se a partir de duas entidades distintas que coo-existem, respeitando o princípio básico da dualidade.
Contam os Itãns (conjunto de lendas e histórias passados de geração a geração pelos povos africanos), que os Igbejis são filhos paridos por Yansã , mas abandonados por ela, que os jogou nas águas. Foram abraçados e criados por Oxum como se fossem seus próprios filhos. Doravante, os Igbejis passam a ser saudados em rituais específicos de Oxum, e nos grandes sacrifícios dedicados a Deusa, também recebem oferendas.
Entre os Deuses Africanos, Igbeji é o que indica a contradição, os opostos que caminham juntos a dualidade de todo o ser humano., Igbeji mostra que todas as coisas, em todas as circunstâncias, tem dois lados, e que a justiça só pode ser feita se as duas medidas forem pesadas, se os dois lados forem ouvidos.
Na África, o Igbeji, é indispensável em todos os cultos. Merece o mesmo respeito dispensado à todo o Orixá, sendo cultuado no dia à dia. Igbeji não exige grandes coisas, seus pedidos são sempre modestos, o que espera como, todos os Orixás, é ser lembrado e cultuado. O poder de Igbeji jamais pode ser negligenciado, pois o que um Orixá faz Igbeji pode desfazer, mas o que Igbeji faz, nenhum outro Orixá desfaz. E mais: eles se consideram os donos da verdade.
Existe uma confusão latente entre o Orixá Igbeji e os Erês. É evidente que há uma relação, mas, não se trata de mesma entidade. O Erê é o intermediário entre a pessoa e seu Orixá, é o aflorar da criança que cada um guarda dentro de si; reside no ponto exato entre a consciência da pessoa e a inconsciência do Orixá. É por meio do Erê que o Orixá expressa a sua vontade, que o noviço aprende as coisas fundamentais do Batuque, como os serões, as obrigações, as danças e os ritos específicos de seu Deus. Igbeji, são duas divindades gêmeas, sendo costumeiramente sincretizadas aos santos gêmeos católicos Cosme e Damião. Ao contrário dos Erês, entidades infantis ligadas a todos os Orixás e seres humanos, os Igbejis são divindades infantis, Orixás criança.
Por serem gêmeos, são associados ao princípio da dualidade; por serem crianças são ligados a tudo que inicia e brota: a nascente de um rio, o nascimento dos seres humanos, o germinar das plantas, etc...
Seus filhos são pessoas com temperamento infantil, jovialmente inconsequente; nunca deixam de ter dentro de si a criança que já foram. Costumam ser brincalhonas, sorridentes,  irriquietas, tudo enfim que se possa associar ao comportamento típico infantil. Muito dependente nos relacionamentos amorosos e emocionais em geral, podem então revelar-se teimosamente obstinados e possessivos. Ao mesmo tempo, sua leveza perante a vida se revela no seu eterno rosto de criança e no seu jeito ágil de se movimentar, sua dificuldade em permanecer muito tempo sentado, extravasando energia. Podem apresentar bruscas variações de temperamento, e certa tendência a simplificar as coisas, especialmente em termos emocionais, reduzindo, às vezes, o comportamento complexo das pessoas que estão em torno de si a principio simplistas como "gosta de mim" ou "não gosta de mim". Isso pode fazer com que se magoem e se decepcionem com facilidade. Ao mesmo tempo suas tristezas e sofrimentos tendem a desaparecer com facilidade, sem deixar grandes marcas. Como as crianças em geral, gostam de estar no meio de muita gente, das atividades esportivas, sociais e das festas.
Para entrar em contato com pai Guilherme d'Bará ligue para o fone 53 84352242 ou pelo emailbuzionline@hotmail.com 

2 comentários:

  1. olá adorei as informaçoes!!!!!
    gostaria que assim que voces pudessem mandassem uma foto dos erês crispim e crispiniano para o meu e-mail pois eu nao consigo achar imagens deles somente sao crispim e sao crispiniano, o e-mail é: maryana_iris@yahoo.com obrigado pela paciencia.

    ResponderExcluir
  2. Adorei sou bem assim e adoro, ser filha de panda de ibeiji

    ResponderExcluir