terça-feira, 12 de setembro de 2017

XANGÔ E OXUM DE IBEJI

                             Ibejis são Orixás crianças, em realidade, duas divindades gêmeas infantis, masculino e feminino, ligadas a todos os Orixás e seres humanos. São Orixás raros em Ori, lindos quando manifestados em filhos e bastante cultuados em todas as religiões de matriz africana. Formam-se a partir de duas entidades distintas que co-existem, respeitando o principio básico da dualidade e dividem-se em dois Orixás permanentemente duplo e inseparável do outro Não existe Xango de Ibeji sem Oxum de Ibeji ou vice e versa. Em um plano mais terreno, eles são associados a tudo que se inicia: a nascente de um rio,  o germinar das plantas,  o nascimento de um ser humano. Ibejis e o que indica a contradição, os opostos que caminham juntos, a dualidade. Ibejis mostra que todas as coisas, em todas as circunstancias, tem dois lados e que a justiça só pode ser feita se as duas medidas forem pesadas, se os dois lados forem ouvidos. Ibejis são poderosos como todos os Orixás, as crianças divindade, entretanto entendem os pedidos de maneira simplista, o que pode levar a consequências nao previstas pelas entidades em geral. Por outro lado tem a reputação de serem extremamente fieis as pessoas que conquistam a sua confiança.


Lenda de Ibejes


Existiam em um reino, um casal de gêmeos que traziam sorte a todos. Os problemas mais difíceis eram resolvidos por eles: em troca pediam doces, balas e brinquedos. Eles faziam muitas traquinagens e, um dia brincando próximos a uma cachoeira, o menino caiu e morreu afogado. Todos do reino ficaram desolados com a morte do príncipe. A menina gêmea que sobreviveu nao tinha mais vontade de comer e vivia chorando de saudades do seu irmão, pedia sempre a Orumila que a levasse para perto do irmão. Sensibilizado pelo pedido da menina Orumila resolveu leva-la para junto do irmão no Orum. O menino já estava aos cuidados de Xango e amenina ficaria aos cuidados de Oxum. Para que as pessoas do reino nao sentirem tanto a falta dos gêmeos, deixou na terra duas imagens de barro. Desde então,  todos os que precisam de ajuda deixam oferendas aos pês dessas imagens para terem os seus pedidos atendidos.


Arquétipos dos filhos de Ibeji

Lembramos que Ibejis são Orixás raros de serem donos do Ori de alguém, portanto que isso sirva de conselho para todos os Babas e Yas,  os búzios devem ser consultados de uma forma muito seria, sem leviandade, e se realmente a pessoa a ser iniciada for de Ibeji devem ser consultados mais 7 Babalaôs para  que o Ori seja confirmado. Volto a repetir que são raríssimas as cabeças de Ibeji e praticamente impossível, de se ver mais de um em uma mesma casa. Meu filho Wagner e de Xango Agandju de Ibeji, mas, mesmo vindo  pronto de outro Ile, ainda assim tentei dar obrigação aos Ibejis e, trocar seu Ori para Xango Agandju, porem o Pai Xango nao aceitava a troca, Waguinho e nato de Ibeji, nunca, desde o seu nascimento pertenceu a outro Orixá.
Ibejis são cultuados como Orixás independentes e são considerados qualidades de Xango (Agandju Ibeji) e Oxum (Epanda Ibeji) portanto as características que vou descrever se referem ao temperamento destes Orixás. Os filhos de Ibeji são pessoas com temperamento infantil, jovialmente inconsequentes:nunca deixam de ter dentro de si a criança que já foram. Costumam ser brincalhões, sorridentes e irrequietos. Tudo, enfim o que se possa associar ao comportamento tipico infantil. Muito dependentes dos relacionamentos amorosos e emocionais em geral, podem relarem-se teimosamente obstinados e possessivos. Ao mesmo tempo, a sua leveza perante a vida revela-se no seu eterno rosto de criança e no seu modo ágil de se movimentar, a sua dificuldade de permanecer muito tempo sentado, extravasando energia.
Podem apresentar bruscas variações de temperamento, e uma certa tendencia a simplificar as coisas, especialmente no que se refere ao emocional, reduzindo, as vezes, o comportamento complexo das pessoas que estão a sua volta a princípios simplistas como "gosta de mim - nao gosta de mim". Isso pode fazer com que se magoem e se decepcionem com alguma facilidade. Ao mesmo tempo, as suas tristezas e sofrimentos tendem a desaparecer com facilidade, sem deixar grandes marcas. Como crianças, em geral, gostam de estar no meio de muita gente, das atividades desportivas, sociais e das festas.


Qualidades - Não possuem
Saudação - Oni Bejis
Dia do ano - 27 de setembro
Dia da semana - Terça - feira ou sabado
Flor - Todas as flores, miúdas e coloridas
Doces - Bala de goma, paçoca, suspiro, todos os doces em geral
Animal de estimação - Macaco
Função - Parto e infância e tudo que se relaciona as crianças
Numero - 2 e 4
Cores - Todas as cores
Ferramentas - 2 bonecos gêmeos em barro, 2 cabacinhas, brinquedos...
Frutas - Manga, goiaba, mamão, morango, banana...
Ervas - Alfazema, erva - cidreira, camomila, erva - doce...







Um comentário:

  1. Gostaria de entrar em contato com o baba que escreveu este artigo... bem não sou iniciado, mas sou adepto da religião a 4 anos, estou começando os trabalhos de iniciação, o jogo de ifá ja o 3 que faço da ibeji, queria tirar umas dúvidas com o baba se possivel .. 77998707198

    ResponderExcluir