domingo, 5 de agosto de 2012

BOAS MANEIRAS É A ESSÊNCIA DE UMA BOA EDUCAÇÃO

Um bom relacionamento depende, e muito do nosso comportamento social.Hoje, no nosso meio religioso, é muito importante realizarmos com excelência o Networking que significa a união dos termos em inglês "Net" (rede) e "Working" (trabalhando). Na prática o termo quer dizer que: quanto maior for a rede de contatos de uma pessoa, maior será a possibilidade dessa pessoa conseguir uma boa colocação profissional, social e um grande exito dentro da Religião.
O reflexo do que somos e como nos comportamos na sociedade será o resultado de nosso trabalho dentro do nosso Ilê e com nossos filhos. Hoje um Babalorixá ou Ialorixá de sucesso precisa ter cuidados importantes não só nos fundamentos religiosos, mas com técnicas de como gerir pessoas e administrar o seu próprio negócio; um templo hoje nada mais é do que uma grande empresa onde circulam pessoas em busca de serviços.
Algumas dicas valiosas devem ser observadas:
A apresentação é o marco inicial, por isso temos a obrigação de promover seguindo as seguintes normas: Grau de idade, sexo, política e posição social.
Havendo um Babalorixá ou Ialorixá presente no local, é sempre ele quem tem grau superior. Quem apresenta deve fazê-lo claramente, dando os nomes completos e, se possível, acrescentar uma característica dos apresentados, para ambos entrarem em entendimento.
A pessoa mais importante estende a mão a que lhe foi apresentada, ou faz uma referência com a cabeça, que deve ser imitada pelo apresentado. É a pessoa importante quem diz primeiro "muito prazer" e inicia a conversação. Por cortesia e respeito ao Babalorixá ou Ialorixá devemos beijar sua mão ou ambas as mãos, num pequeno ato de educação. Quando o encontro é feito entre dois superiores ambos o fazem.
Uma mulher só precisa se levantar durante as apresentações quando a pessoa apresentada é um Babalorixá, Ialorixá ou um senhor ou senhora muito idosos.
O homem não permanece sentado durante uma apresentação. Só os Babalorixás de alta hierarquia podem permanecer sentados.
Quando há um grupo de pessoas reunidas e chega mais uma, a dona da casa deve apresentar a que chega as pessoas que estão na roda, sem que haja apertos de mão. Se houver pessoas idosas no grupo, devem dar-lhes preferência no cumprimento e estender-lhes a mão.
Os convidados podem e devem apresentar-se mutuamente. Muito formalismo é tão censurável como a intimidade exagerada a primeira vista. Em se tratando de pessoas de sociedade deve se encontrar sempre a forma certa de iniciar um diálogo agradável, quando há afinidades entre si, cuidado com o exagero de saudações. Na religião todos merecem o nosso respeito, é claro com os devidos graus hierárquico.
Inicialmente, essas considerações podem parecer um pouco complexas. No entanto, com um pouco de atenção, é possível habituar-se e logo, sua presença será um agradável presente em qualquer festa ou evento.

  Para entrar em contato com pai Guilherme d'Bará ligue para o fone 53 84352242 ou pelo email buzionline@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário