sábado, 29 de junho de 2019

EXU DO LODO


O Exu do Lodo, tão temido por alguns que o desconhecem e tão amado por quem já viu seu trabalho ou tem a honra de ser seu cavalo, vem de uma falange de Exus ligados as Almas, ao Orixá Omulu, mas o que poucos sabem é que ele está ligado a Nanã e a Iemanjá, pois sua energia telúrica se funde com a energia aquosa.
Os espíritos desta linha se apresentam curvos e com dificuldades, pois tem uma energia pesada e a maioria usa aparência de velhos feiticeiros. Praticamente todos dos espíritos desta linha foram, Padres, Bispos, Bruxos, Magos ou Feiticeiros em suas vidas na terra.
São grandes curadores e tem um grande poder de alquimia, são protetores dos cientistas e dos alquimistas. É difícil achar médiuns que entrem em contato com esta energia pois é bem pesada e requer muito dos seus cavalos.
Este guardião conta que habita um dos locais mais profundos, que abaixo dele pouco existe, mas que tem que ter alguém para cuidar mesmo dos piores seres.
Vem em terra quando precisam dele para trabalhar uma energia pesada, não atende qualquer pedido e sabe que é muito confundido com espíritos ruins, mas a verdade é que quando as coisas apertam em muitos terreiros ...
descobrem que é hora de convidá-lo.


segunda-feira, 24 de junho de 2019

COMEÇAR E TERMINAR

A verdade em poucas palavras...
Iniciação e desligamento
Para um babalorixá, a iniciação de um filho é sempre vista com felicidade e satisfação. O amor e a grandiosidade de uma obé quando se traz um Orixá, é algo indescritível.
Mas, infelizmente, os ciclos têm início, meio e fim. Saber que sua obé é a última que corta para o Orixá, conduzindo-o ao Orum, é missão muito difícil. Pensar que cada axó teve um significado, que cada obrigação teve detalhes feitos com muito amor e carinho, também nos ferem; entretanto, exige-se a necessidade do cumprimento do Fundamento. O “quebrar e rasgar” desenham um reinício, em novo plano junto ao Sagrado.
É preciso ter coragem para esse desenlace, mas uma coragem com respeito, ética e principalmente muito amor no coração, é necessário dedicação tempo e estudo. Não devemos brincar com a vida, tampouco com a morte.

quarta-feira, 19 de junho de 2019

FILHAS DE OBÁ

"Ela é bruta, ela é doce, ela é de Obá"
Ela é bruta como uma pedra e frágil como uma flor.
Ela é braba feito um búfalo , mas seu coração é cheio de amor.
Ela é 
meio louca, pula, grita, canta, sabe tirar o sorriso de qualquer um. Ela pode ser antipática pra quem não conhece, mas quem convive com ela sabe que ela é um amor de pessoa.
Ela parece ser fria, durona, chata, metida irritante, mas no fundo ela é meiga, doce, querida, simpática e gosta de ajudar os outros.
Ela parece ser doida varrida, psicopata, paranoica, mas ela é totalmente diferente, cuida de quem ama e da atenção pra quem precisa, da amor e carinho pra quem merece.
Ela pode estar cheia de problemas no mundo, mas ela não vai negar um sorriso, não vai virar as costas pra um amigo, ela não vai fazer nada que machuque outra pessoa.
Ela não é perfeita, mas ela faz o melhor que pode para ser a melhor pessoa do mundo.
Ela pode ser marrenta, mas sabe ouvir, conversar e dar conselhos a quem precisa.
Talvez ela seja bipolar, uma hora está bem e outra não, mas ela nunca vai deixar de ser quem ela é por causa dos outros ou pelo o que os outros falam.
Ela é menina por dentro e mulher por fora.
Ela é atrevida, ousada, vai até onde consegue e não fica calada.
Ela briga pelo que quer, faz o que tem vontade, já sofreu, já sorriu, agora ela só vive um dia de cada vez.
Ela é tudo isso e mais um pouco, talvez o pouco que poucos conheçam, talvez o pouco que ninguém vai conhecer, ou talvez o pouco que só alguns merecem conhecer.



Ela é de Obá.

sábado, 15 de junho de 2019

EBÓS PRECISAM DE TEMPO PARA DAR RESULTADOS:


Um dia um Orixá pediu a Orunmila para usar seu oráculo para ele, pois perdera todos seus escravos que eram : uma cabra, um camaleão e um sapo.O Orixá procurou, procurou e não os achou.
Então Orunmila após jogar, pediu água quente, casca de inhame e uma pena de ikodidé. Ele colocou a água quente no lago o sapo apareceu e foi capturado, ele colocou a pena de ikodidé na arvore Akoko o camaleão mudou sua cor para imitar a cor da pena, foi visto e capturado facilmente, ele colocou as cascas de inhame no celeiro, a cabra saiu e foi capturada. Orixá ficou surpreso de quão rápido Orunmila resolvera seu problema que, ao invés de agradecer, acusou Orunmila de ser ele mesmo o ladrão de seus escravos. Aborrecido com tamanha desfeita Orunmila sentenciou que a partir desse dia quando se jogar Ifa, nossas predições e ebós NÃO devem acontecer no mesmo dia porque sempre alguém ficaria desconfiado.
Orunmila diz : " faça as coisas pouco a pouco mas faça. " . Os ebós, são sempre seguidos de outros e da boa vontade, de qualquer pessoa querer mudar interagindo com os próprios rituais a qual foi submetido.
Paciência é exercício de fé...Axé

sábado, 1 de junho de 2019

AS VERDADES ...


Orixá com medo de sol e Exu com medo de chuva?
Vale ressaltar que, em período da Ditadura Militar o Batuque foi instituído crime de estado, toda e qualquer pessoa professante desta fé era considerado criminoso e era levado preso pela polícia local. Todo e qualquer templo deveria ser derrubado e todo professante da fé levado a cadeia. Com isto, criou-se mecanismos para ocultar a fé aos olhos da polícia, exu guardião do templo, passou a ficar dentro de uma casinha de cachorro, bolo e balões passaram a ser peça fundamental das festas, pois quando a policia batia a porta, parava-se os tambores e alegava-se que ali estava sendo realizada uma festa de aniversário, e os cultos que eram de dia (só se faz xirê de orixa de dia) passaram a ser a noite, por fim, “vampirizou-se orixa” donde na nigeria todo e qualquer rito é feio a luz do sol, o culto passou a ser noturno levando a maioria hoje a crer que orixa não pode ser exposto a luz solar, mas todos assentamentos de orixas na nigeria ficam na rua, nas praças, a veia de lagos, não existe assentos dentro das casas e tudo isto esta exposto a luz do sol
e como exu ficou muito templo recluso criou-se no imaginário popular que o mesmo tem medo de agua, mas orixa exu yoruba é a divindade que mais tem sede tanto é que no ipadé cerimonia dedicada a ele chega-se servir junto com tudo um copo de água ou a própria agua da quartinha é jogada ao solo.
PAI LEONIDAS DE OXUM (( NEGRINHO ))