sexta-feira, 3 de novembro de 2017

O DERRADEIRO ENCONTRO COM IKU



Mo Jubá!!!
Nenhum sofrimento na terra, e talvez comparável ao daquele coração que se debruça sobre outro coração, regelado e querido que o ataúde transporta para o grande silêncio. Ver a névoa da morte estampar-se inexorável, na fisionomia dos que mais amamos e, cerra-lhes para sempre os olhos ,no adeus indescritível. É como despedaçar a própria alma e continuar vivendo.
Que digam aqueles que já estreitaram de encontro ao peito um filhinho, transfigurado em anjo da agonia. Um esposo que se despede procurando debalde mover os lábios mudos. Uma companheira cujas mãos consagradas a ternura,pendem extintas.Um amigo que tomba desfalecente para não mais se erguer.
Um semblante materno acostumado a abençoar e que nada mais consegue exprimir a não ser a dor da extrema separação , através da última lágrima.
Falem aqueles que um dia se inclinaram, esmagados de solidão, à frente de um túmulo.
Os que se jogaram em preces nas cinzas que recobre derradeira recordação dos entes inesquecíveis.
Os que caíram,varados de saudade,carregando no seio,o esquife dos próprios sonhos.
E os que tatearam,gemendo,a louça imóvel , e,aqueles ainda que soluçaram de angústia,no ádito dos próprios pensamentos,perguntando em vão pela presença dos que partiram.
Todavia,nesse momento em que romarias são feitas na data de dois de novembro ,relembrando semelhante provação que lhe bateu a porta,...reprima o desespero e dilua a corrente de mágoa na fonte viva da oração,pois as gotas do seu pranto lhe amargaria a alma como chuva de fel. Enquanto que ,as suas preces acariciaram a alma que segue ,como uma mão de criança acariciando o rosto de um avô.
Tranquiliza,deste modo,os companheiros que demandam o além , rezando e suportando corajosamente a despedida temporária,e , honra-lhes a memória,abraçando com nobreza os deveres que te legaram.
Recorda que ,em futuro mais próximo que imaginas , respirarás entre eles,comungando-lhes as necessidades e os problemas, por quando terminarás , também,a própria viagem no mar das provas redentoras e vencendo para sempre o terror da morte.
Caminhante, que Obatala lhe abençoe e lhe guie,nos laços que nos unem agora e pela eternidade,fraternalmente.
Que o Obatala ilumine e esclareça.
Ou jafusi Inanga.


Nenhum comentário:

Postar um comentário