segunda-feira, 9 de setembro de 2013

OYÁ TIMBOÁ E OS PARABÉNS PELA LUTA PELA IGUALDADE RELIGIOSA


Regência da Semana: OYÁ TIMBOÁ 09/09/2013
A Rainha dos espíritos te deixará franco e determinado. Ajudará em justiça e dinheiro. Tenha paciência, evite discussões.
Simbologia:
Oyá Timboá é representada pelo Ìsán (bastão sagrado). Dia: terça-feira, junto com Éegun.
Oferenda:
Pipoca, maçãs e batatas doce fritas..
Cores:
Branco e vermelho que simboliza respeito e atrai proteção.
Características do Orixá:
Oyá Timboá é ligada a Bará, Ògún e Xapanã. Controla os Èmí's igbó ikú (espíritos da floresta da morte) e o Àtégùn ewu (o vento perigoso). Usa a idà (espada). Evocação: "Àyaba alágbára, Ìyá àfin Éegun!" (Rainha poderosa, Senhora e Mãe de Éegun!).
Parabéns à Luta pela Igualdade Religiosa:
O romance "Tenda dos Milagres" escrito por Jorge Amado em 1969, em plena ditadura militar, tornou-se um best-seller traduzido para mais de dez idiomas e retratava a repressão contra o Candomblé e outras manifestações da cultura afrobrasileira.
Foi no Ilé Àse Òpó Àfònjá, através de Mãe Senhora, que Jorge Amado tornou-se um Oba de Sàngó (Xangô), com o titulo de Oba Àròlù (Soberano Conselheiro).
Deputado, em 1946, Jorge Amado foi o principal responsável pela inclusão da emenda constitucional (o inciso 6º do artigo 5º) mantida até hoje, que garante a liberdade de crença e culto no Brasil. Com esse ato, Jorge Amado tornou-se o pioneiro pela luta em defesa da liberdade religiosa em nosso país.
Foi no dia 16 Março de 2008, num Domingo, em que os Jornais Extra e Expresso denunciavam que traficantes estavam fechando terreiros de Umbanda e Candomblé e expulsando Babalorixás e Yalorixás das comunidades carentes aqui no Rio de Janeiro. A matéria foi feita pela jornalista Adriana Diniz que tinha como chamada: "Intolerância Religiosa já calou Atabaques nas comunidades". Essa matéria deu o chute inicial na luta e numa série de reportagens em que os Jornais chamavam de: "Intolerância Religiosa".
Outra Jornalista que também trabalhou nas denúncias foi a Clarissa Monteagudo. Por conta dessas denúncias houve uma mobilização do "Povo do Santo" que por nossa iniciativa e da Mãe Fatima Damas, da Congregação Espirita Umbandista do Brasil-CEUB, reuniu no dia 20 daquele mês de Março, 60 integrantes e importantes dirigentes de terreiros de Umbanda e Candomblé do Estado do Rio de Janeiro. Ali, ficou decidido que faríamos uma manifestação contra esses fatos nas escadarias da Assembleia Legislativa, na Praça XV.
Deus sabe o que faz e os Orixás são sábios. Passados 6 anos das denúncias, a Comissão de Combate a Intolerância Religiosa vem realizando um excelente trabalho através do seu interlocutor Ivanir dos Santos. Prova essa é a caminhada realizada ontem na orla de Copacabana onde integrantes de várias Religiões participaram do evento.
Parabéns a todos que lutaram e lutam por esta causa e para uma real igualdade religiosa em nosso país. Yíyò fún o, Axé!
Axés & Magias:
O culto de Oyá Timboá é ligado à morte e aos ancestrais. Seus filhos são corajosos, independentes e extrovertidos. Devem evitar roupas quadriculadas e seus principais èwò's (tabus) são: o carneiro, arraia e abóbora.
Magia de Oyá Timboá para casar:
Escreva em um papel a lápis o nome da pessoa e coloque num pedaço de morim cor de rosa. Pegue um rolete de cana de açúcar, corte em 9 pedaços e coloque em cima do nome. Cozinhe 1/2 kg de canjica, escorra, e misture-a com azeite doce colocando por cima dos roletes de cana. Faça uma trouxa deste morim com tudo e enterre aos pés de um bambuzal, pedindo com fé à Oyá Timboá.
SIMPATIA DA SEMANA: PARA REALIZAR DESEJOS
Se você quer muito realizar um desejo, pegue em uma segunda-feira 3 dentes de alho e rode sobre sua cabeça no sentido horário mentalizando seus pedidos. Depois, esconda os dentes de alho em lugar seguro. No dia seguinte, enterre os dentes de alho num jardim. Faça com fé e realize seu desejo!

2 comentários:

  1. Boa noite.Gostaria de saber o motivo pelo qual a maiorias das casas não aceitam uma timboá na cabeça do filho?

    ResponderExcluir
  2. Boa noite.Gostaria de saber o motivo pelo qual a maiorias das casas não aceitam uma timboá na cabeça do filho?

    ResponderExcluir